PARA TODOS QUE HACEN DEL ESPAÑOL UN ESTILO DE VIDA.

A mi me encanta y siempre me encantó los temas relacionado a la Lengua Española, y estoy muy contenta por ter un espacio todo mío, donde voy a compartir sobre mis experiencias como profesora de Lengua Española y sobre el aprendizado de mis alumnos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

QUESTIONÁRIO AOS PROFESSORES - APÊNDICE A

Apêndice A
- Questionário:
1. Idade:
a. (   ) 18 a 25 anos.
b. ( x ) 26 a 30 anos.
c. (   ) 31 a 35 anos.
d. (   ) 36 a 40 anos.
e. (   ) 41 a 50 anos.
f.  (   )  51 a 60 anos.
g. (   ) acima de 61 anos.    
                       
2. Sexo: (   ) Masculino      ( x ) Feminino    

3. Atuação Profissional: ( x ) Educ. Infantil     (  ) Ens. Fund. I     (  ) Ens. Fund. II    (   ) Coordenação Pedagógica   (   )Direção Escolar

4. Tempo de serviço na REME:
a.  ( x ) 1 a 5 anos.
b.  (    ) 6 a 10 anos.
c.   (    ) 11 a 15 anos.
d.  (    ) 16 a 20 anos.
e.  (    ) 21 a 25 anos.
f.    (    ) acima de 26 anos.
 
5. Órgão de Lotação (atual):
a. Escola: Municipal Mitsuro Saito
b. Secretaria: (   ) Sim     ( x ) Não   
     Caso seja SIM – Qual setor:


6. Motivação inicial que o(a) levou a participar do curso de formação continuada:
Aprender coisas novas.
 
7. Outras motivações que foram agregadas ou surgiram no decorrer do curso:
Descobrir novas possibilidades dentro das tecnologias modernas, relacionadas à educação.

8. Quais os pontos significativos do  curso de formação continuada que você participa?
Aprender a lidar com mecanismos da WEB 2.0, que desconhecia antes.

9. O curso de formação continuada contribuiu na mudança de suas práticas pedagógicas:
( x ) Sim    (   ) Não    Em que (caso a resposta tenha sido sim)?
Manipular um blog, conhecer sites novos,  antes desconhecido para mim.

10. A equipe técnica e diretiva da escola oportuniza ao professor colocar em prática o que se aprende/ apreende no curso de formação continuada?
( x ) Sim   (   ) Não      Em que (caso a resposta tenha sido sim)?
O laboratório de informática está sempre a disposição, para que seja usado pelo professor com ou sem alunos.
 
11. Numa escala de 5 a 10, qual o seu grau de satisfação em relação a participação no curso de formação? Justifique sua resposta.
(   ) 5    (   ) 6     (   ) 7    (   ) 8     ( x )9     (   )10

12. Quais são as contribuições do curso para o seu bem estar no e com o trabalho?
 Para o bem estar interagir com as colegas. Para o trabalho conhecer ideias novas, trocar experiências, aprender com os outros.

13. Escolaridade (especificar o tipo de curso)
a. Ensino Superior :Letras
b. Especialização:Ensino de Língua Espanhola
c. Mestrado: não
d. Doutorado: não

14. Experiência Profissional
a. Tempo de experiência no Magistério (sala de aula): 6 anos
b. Desenvolve  outras atividades fora de sala de aula? Qual(is)?  não
c. Atividades de Formação Continuada que participou nos últimos dois anos:  não
d. Tem algum artigo publicado na área de educação? Qual(is)?
Sim. Vocabulário de Fronteira: A influência Cultural Paraguaia (Capitan Bado) nos hábitos brasileiros (Coronel Sapucaia). Revista FIP abril 2006.

15. Adota algum, tipo de registro, sistemático ou não sistemático, de sua atividade como professor(a)?
Sim, em forma de semanário, também costumo digitar e guardar em arquivos  do computador tudo que aplico em sala de aula.
16. Descreva sua concepção de formação continuada:
Como o nome já diz continuada... ou seja de forma contínua, que tenha uma sequência ao longo de um determinado tempo.

17. O que representa a formação continuada para a sua prática?
Um aprendizado.

18. Descreva sua concepção de auto formação na vida do(a) professor(a): 
Formação pessoal, onde a pessoa envolvida deva ser o  protagonista de seu conhecimento, por meio de esforços próprios.

19. Quais os cursos, leituras e experiências que foram mais significativas para a sua atividade docente?
Vários, precisaria de te-los em mão para listá-los.

20. Quais os incentivos, motivações que lhe impulsionam a construir o seu processo formativo/ auto formativo?
Vontade de ser mestra e viver de pesquisas, participar de palestras e seminários, viajar e conhecer culturas diferentes.

21. Você enquanto professor aprendente, em permanente processo de formação, como assume o papel de gestor do seu próprio processo de aprendizagem?
Dedicada e persistente.

22. Como você se atualiza e reflete sobre os saberes e conhecimentos de sua área/disciplina e o modo de ensiná-la?
Participo sempre que posso de seminários na minha área, independente de ser oferecido pela REME/estado, corro atrás dos cursos e seminários que seja de meu interesse.

23. Você acredita que a troca de experiência e a discussão sobre a prática da sala de aula que experimenta estão sendo suficientemente exploradas? Como acontece essa troca de experiência?
De certa forma sim,  troco muitas ideias com os colegas a respeito de como lidar com determinadas salas ou alunos,  já a parte específica tenho que me virar sozinha.

24. Você considera produtivos (significativos) os momentos de formação continuada vivenciados com o grupo (coletivamente) para seu crescimento pessoal e profissional?
Sim.

25. Esses momentos de formação continuada favorecem a construção do exercício autônomo e sistemático das relações entre os seus fazeres e saberes?
Sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário